06 maio, 2013

Terra

Se pudéssemos juntar toda a água que há no planeta (oceanos, rios, calotes polares) e a concentrássemos numa esfera?

A imagem - uma pequena bola que, na comparação com o nosso Planeta Terra, teria apenas uns 1.385km de diâmetro.

Essa é toda a água que há na Terra - Imprescindível para a vida e o equilíbrio térmico do planeta, mas tremendamente escassa, inimaginavelmente escassa

O estudo feito pelo Serviço de Vigilância Geológica dos Estados Unidos (USGS) e permite, de forma clara, ter uma ideia da pouca quantidade de água que temos na Terra.

O volume dessa pequena bola de água seria de 1.386.000.000 quilômetros cúbicos, o que seria “absolutamente toda a água disponível no planeta”: oceanos, mares, calotas polares, neve das montanhas, lagos, rios... e repetindo, seria toda a água disponível no Planeta.

Inclui a água presente debaixo da terra, a que se encontra na atmosfera (nuvens, chuva, granizo, neve e a simples umidade da atmosfera em forma de vapor de água) e mais. Também está contabilizada nesta “bola” a água presente na própria composição dos seres vivos: nas plantas, nos animais e em todos os seres humanos…arrepiante.

Absolutamente toda a água disponível sobre a face da Terra estaria dentro dessa pequena e frágil bolha. Em litros seria qualquer coisa como 1.385.097.311.949.120.000.000, ou seja, em notação matemática e de forma aproximada, 1,385 x 1021 litros.

E para percebermos a importância deste preciso e fundamental líquido, juntamos ainda algumas curiosidades “aquáticas” que provavelmente não sabiam: se absolutamente toda a umidade em suspensão da atmosfera terrestre se precipitasse inesperadamente, o planeta ficaria coberto por uma camada de 2,5 centímetros de água;

Se julgam que nos rios e lagos há muita água, ficariam surpresos ao saber o que há debaixo da terra. Mais de 8.400.000 quilômetros cúbicos de água estão armazenados nas grandes profundidades.

Quantidades importantes de água doce (até 23.200.000 quilômetros cúbicos) estão congeladas nos glaciares, calotes polares e nas zonas cobertas de gelo como a Groenlândia.

Nenhum comentário :

Postagens Populares